Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0003e006.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/29/00 00:15:24
SGI tem estação gráfica no Planetário Hayden 

Com 28 processadores e sete subsistemas gráficos, uma estação de trabalho da norte-americana Silicon Graphics (SGI) está presente no Museu Americano de História Natural, que inclui o Centro Frederick Phineas e Sandra Priest Rose para Terra e Espaço e o seu novo planetário Hayden, com o que é considerado "o mais extraordinário, de melhor resolução e cientificamente o mais preciso mapa virtual do universo em 3D construído até hoje".

A sala de exibição do planetário é um ambiente com 429 assentos numa esfera de 26 metros de diâmetro, comandada por uma estação de trabalho visual Silicon Graphics Onyx2 de 28 processadores e sete subsistemas gráficos InfiniteReality2. O supercomputador é utilizado para criar um modelo da Via Láctea em 3D. Trata-se de um conjunto de dados científicos de grande volume que contém bilhões de estrelas e é 100 mil vezes maior que um projetor convencional de planetário.

A sala de exibição é a mais avançada tecnologicamente em sua categoria e é a primeira no mundo a depender de supercomputação gráfica para a geração de imagem em larga escala. Esta tecnologia apresenta muitas vantagens em relação a um projetor de filmes, pois o conteúdo de dados pode ser controlado interativamente, para mostrar condições variáveis da galáxia e também podem ser integradas com vídeo digital e imagens em tempo real. O resultado para os visitantes é a experiência mais real, imersiva e educacional já vivida em um planetário.

A SGI trabalhou diretamente com a Trimension Systems Ltd., a integradora de sistemas que cuidou de todos os aspectos do sistema de computação, de exibição e da tecnologia de automação da apresentação; com a Aechelon Technology, que  desenvolveu o C-Galaxy, o programa de geração de imagens utilizado para 
combinar estrelas e banco de dados astronômicos em tempo real, e com a Alias|Wavefront, que forneceu o programa que ajudou a traçar um curso através do enorme banco de dados.

O supercomputador - A estação de trabalho visual Silicon Graphics Onyx2, com sua arquitetura de banda larga ccNUMA, combina tecnologias de supercomputação e de visualização para processar gráficos em 3D, imagens em 2D e dados de vídeo em tempo real. É uma solução ideal para ajudar na resolução de problemas e inovação  nos campos de manufatura, governo, engenharia, ciência, pesquisa e entretenimento. A família de produtos Onyx2 oferece configurações flexíveis que vão desde plataformas deskside a sistemas de racks múltiplos.

O planetário - O planetário Hayden, parte do novo Frederick Phineas and Sandra Priest Rose Center for Earth and Space, do Museu Americano de História Natural, é o simulador de realidade virtual mais poderoso do mundo. Seu computador e sistema de projeção exclusivo podem combinar simulações visuais em tempo real com gráficos previamente renderizados, com imagens de alta resolução e com um sistema online de notícias sobre eventos científicos, tornando-o a ferramenta educacional estado-da-arte bem como o meio de exibição mais eficiente.

...e o centro - O  Rose Center Frederick Phineas e Sandra Priest para a Terra e o Espaço, parte do Museu Americano de História  Natural, uma obra monumental de 36 metros de altura, cerca de 31 mil metros quadrados destinado à mostra, pesquisa e educação com diversas atrações para os visitantes, foi aberto ao público no sábado, dia 19 de fevereiro de 2000. 

O projeto do Rose Center e o Lado Norte, com orçamento de 210 milhões de dólares,incluiu reforma e modernização do planetário Hayden. Este leva ao público melhor compreensão sobre conceitos astronômicos profundos tais como dimensão, idade e origem do universo e a evolução das galáxias, estrelas e planetas. Baseado em dados, imagens e descobertas mais recentes, o Rose Center combina conteúdo com tecnologias nunca experimentadas até o presente. 

O Rose Center oferece ambientes de total imersão acerca da natureza do universo e
do nosso planeta, que se ligam, transparentemente, ao restante das 42 salas de exibição permanente do museu, explorando a diversidade, a história da vida na Terra e a riqueza cultural de nossas espécies.

N.E.: A chuva de estrelas nesta página objetiva ressaltar e homenagear o belo efeito gráfico em JavaScript criado pelos programadores da página Web do planetário estadunidense.