Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0003b007.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/09/00 10:24:18
Switches Catalyst têm a capacidade duplicada 

Terceiro membro da família de comutadores (switches) Catalyst 3500, da Cisco, está sendo lançado no Brasil o Catalyst 358, com 48 portas (o dobro do número encontrado em modelos anteriores), tendo como principal diferencial a relação preço-performance otimizada em relação aos modelos anteriores. Segundo a União Digital, distribuidora de soluções de segurança, armazenamento de dados e infra-estrutura de comunicação corporativa, essa relação está muito acima da encontrada nos produtos similares existentes no mercado.

De acordo com Marcelo Ikeda, gerente de produto da União Digital, o Catalyst 3548 foi feito sob medida para redes de médio porte, pois é capaz de processar sete milhões de pacotes por segundo. Além disso, comenta o gerente, a nova solução também se destaca pelo fato de facilitar as operações de gerenciamento remoto, em função da capacidade que tem, de integrar vários comutadores distantes fisicamente ou não, qualquer que seja a tecnologia empregada (Ethernet, Fast Ethernet, Gigabit Ethernet ou Fast Etherchannel, sistema de agrupamento de links que promove a transmissão de pacotes com velocidade de até 800 Mbps). 

"Antes, a família Catalyst 3000 se compunha de três modelos de comutadores. Mas faltava um equipamento com maior densidade", observa Ikeda, explicando que o Catalyst 3548 trabalha com 48 portas auto sense 10/100 e dois slots para portas Gigabit Ethernet, além de possuir a flexibilidade de empilhamento como os outros comutadores da família, ou seja, o dobro das 24 que até aqui caracterizam o modelo de maior densidade.

Sistema clustering - A facilidade quanto ao gerenciamento se deve ao sistema clustering, que também está disponível nas famílias 2900 e 1900. Assim, o clustering acaba com as limitações físicas no que se refere a empilhamento dos comutadores, virtualmente eliminando as distâncias, na medida em que é possível gerenciar todos os comutadores através do cluster de um mesmo endereço IP. 

"Para efeito de atualização de programas nos comutadores, basta um point or clique, no programa que acompanha o produto", garante o gerente de produto da União Digital, que destaca, ainda, a vantagem do produto: o Catalyst 3548 faz o dobro em muito menos espaço, pois ocupa apenas uma unidade de rack, como os demais modelos, porém com o dobro de portas.