Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0003a012.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/06/00 10:14:26
South-Net adquire 30% da Automóvel On-line 

Faz parte da holding deAutos, maior portal automotivo da América Latina

Em consequência da associação com o Automóvel Online, a incubadora de projetos na Internet South-Net está formando o maior portal automotivo da América Latina. A holding deAutos já engloba um site de mesmo nome na Argentina e os brasileiros Automóvel e Dr. Automóvel (que serão unificados no domínio Automóvel.com.br. A South-Net e a Automóvel Online prevêem investimentos de mais de R$ 6 milhões para este semestre.

A escolha deste projeto, o primeiro da South-Net no Brasil, foi feita após diversos estudos de mercado e da análise de aproximadamente 250 propostas que chegaram à empresa desde novembro de 99, quando foi criada. "A indústria automobilística é uma das maiores da América Latina, o que nos fornece espaço para atuar de forma efetiva, crescendo e gerando lucros", explica Alexandre Correa, sócio/diretor da South-net. "Além disso, o grupo Automóvel Online é um dos maiores do mercado nacional e sempre ofereceu os melhores serviços a seus clientes", completa.

O Automóvel Online já conta com parcerias de 450 concessionárias de veículos do país, além de seguradoras e empresas de financiamento. "A seleção de parceiros comerciais fortes é fundamental para conquistar a fidelidade do cliente. Com os investimentos que estaremos fazendo, devemos dobrar o número de concessionárias associadas, trazer novos parceiros estratégicos, inclusive em áreas como financiamento e seguros, e atingir a meta de 8 milhões de page views por mês ainda neste semestre", afirma Fábio de Paula, sócio-diretor da South-net.

Mercado - A indústria de automóveis na América Latina movimenta U$ 100 bilhões por ano, o que corresponde a 4% do PIB da região. São US$ 3,5 bilhões de carros novos e US$ 10 bilhões de usados vendidos todos os anos no mercado latino. Só no Brasil, 1,8 milhões de carros novos foram vendidos em 98, o que corresponde a 50% das vendas na AL. Em termos de crescimento, a indústria obteve média anual de 7% nos últimos 10 anos.

A Internet está movimentando ainda mais este mercado em expansão. Hoje, nos Estados Unidos, cerca de 40% das consultas para a compra de um veículos são feitas online e em 2001 espera-se que a percentagem suba para 55%, ou seja, mais da metade dos americanos dispostos a comprar um automóvel, deverão procurar o veículo, primeiro, na Internet. Com isso, a expectativa é de que 5% das vendas sejam efetuadas na rede.

Adquirindo uma participação inicial de 30% na Automóvel, a South-Net pretende agora investir na estruturação da área comercial do portal, além de divulgar sua marca, produtos e serviços. 

O retorno desse investimento virá através do crescimento do valor da empresa, a qual é conseqüência direta das receitas de publicidade no site, comissão sobre vendas e taxas de serviços.

Automóvel Online - O portal de automóveis oferece os mais variados tipos de produtos e serviços, informações sobre o mercado, catálogos de preços e modelos nacionais e importados, novos e usados, além de conteúdo informativo sobre automobilismo. Criado em março de 1998, a Automóvel Online administra atualmente as marcas Automóvel Online e Dr. Automóvel em parceria com o grupo Terra/ZAZ. 

O Dr. Automóvel é um site de manutenção preventiva no qual os internautas recebem informações por correio eletrônico para lembrar de que está na hora de trocar o óleo, pastilha de freio ou pneus, por exemplo, baseado na quilometragem médio de cada usuário. Todo este serviço é disponibilizado gratuitamente no site.

O site soma mais de 200 mil usuários cadastrados, além de 2,5 milhões de page-views/mês, e movimentou no ano passado R$ 8 milhões na forma de comercialização de veículos novos e usados. Também foi vencedor do prêmio iBest 98/99, sendo apontado como o mais completo site de compra, venda e informações sobre automóveis. Mas os objetivos são ainda mais ambiciosos: seis milhões de page-views/mês, até o final deste semestre. 

"Esta associação com a South-Net é fundamental pois garante recursos necessários para que a Automóvel Online mantenha a sua posição de liderança no mercado brasileiro e garanta sua expansão, uma vez que a incubadora possui operações na
Argentina e planos de expansão para outros países na América Latina nos próximos 6 meses", diz Alexandre Haegler, presidente da Automóvel Online. 

Incubadora - A South-Net é uma incubadora/aceleradora de empresas de Internet associada ao Southern Cross Latin America Private Equity Fund – um fundo que atua como gestor de ações financeiras e operacionais com patrimônio de US$ 210 milhões. Com foco no mercado latino-americano, a South-Net, fundada em novembro de 1999, pretende lançar outros seis ou sete projetos até o fim de 2000, todos ligados a comércio eletrônico tornando-se a maior incubadora de projetos de projetos da América Latina.