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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/26/00 21:59:52
Alias/Wavefront lança Maya Fusion no Brasil

Uma solução de efeitos e composições em 3D nas plataformas Windows NT eSilicon Graphics Irix, o Maya Fusion 2.5 - que a produtora Alias/Wavefront está lançando no País - facilita o processo de composições e efeitos especiais, auxilia a integração de imagens reais com as virtuais, facilita e melhora o acabamento das imagens, além de proporcionar mais velocidade ao trabalho de renderização. O programa inclui o Paint Effects e agora também o Maya Builder, para desenvolvedores de jogos.

"A arquitetura do Maya nos permite inovar a um ritmo inacreditável", afirma o gerente comercial da empresa para o Mercosul, Paulo Cunha. "Apenas quatro meses após o lançamento do Maya 2, somos capazes de disponibilizar nossa capacidade pioneira de Paint Effects no Maya 2.5, respondendo às necessidades de criadores de conteúdo de jogos", destaca, lembrando que o produto oferece funcionalidade e desempenho avançados aos criadores de conteúdo digital em filme, broadcast, HDTV, vídeo e nos mercados de jogos e mídias interativas.

Integração - Por ser uma solução aberta, o Maya Fusion pode ser usado em combinação com qualquer software de criação, animação e efeitos visuais em 2D e 3D, fornecendo performance considerada surpreendente em efeitos e composições em vídeo ou filme, com sua arquitetura de alta velocidade e multitarefa. Além disso, dá suporte aos plug-ins padrões da indústria, como os desenvolvidos para o Adobe After Effects, e plug-ins high end, como o Ultimatte (da Ultimatte Corpotation) e o 5D Limited's Monsters.

Para integração com outros produtos de animação e vídeo, incluindo aplicações não lineares de edição de vídeo em diferentes plataformas, dá suporte aos formatos de arquivo de produção de plataforma cruzada, como EDL, QuickTime e OMF. Além disso, trabalha diretamente com a maioria das placas Digital Disc Recorder (DDR) existentes no mercado.

Outro foco principal do Maya 2.5 é fornecer ferramentas adicionais para o processo completo de desenvolvimento de jogos, como suporte ao detalhamento, redução de polígonos e um modo de navegação de câmera usando o mouse, além de melhorias de desempenho e de recursos em polígonos, Nurbs e na modelagem da subdivisão de superfícies.

A biblioteca Dynamics ClipFX ampliada - incluindo Shatter, Lightning, Fireworks e Surface Flow - continua a oferecer ao usuário efeitos por cálculo sofisticados mas fáceis de usar. O produto tem novo conjunto de ferramentas para designers de fases e programadores de games, como as poderosas ferramentas de modelagem poligonal e texturas do Maya Complete, os premiados recursos Maya Artisan e a Embedded Scripting Language (MEL). Além disso, a API do Maya fornece aos programadores de jogos acesso total às estruturas internas de dados do produto, para uso na criação de conversores ou plug-ins específicos. Foi adicionado à grande coleção de exemplos de API o código-fonte em C para avaliar as curvas de animação do Maya, adequado para a implementação dentro da rotina de um jogo.

Paint Effects - Ferramenta artística exclusiva para a criação e animação quase instantânea de fantásticos efeitos orgânicos e de pintura, o Paint Effects tem uma enorme biblioteca de pincéis 2D e 3D pré-definidos. Estes pincéis editáveis e sensíveis à pressão são usados para criar uma variedade virtualmente limitada de formas reais e surrealistas, como cabelos, árvores, flores, penas, fogo, raios e estrelas. Também há materiais artísticos naturais, como aerógrafos, giz, pastéis, crayons, aquarela e tinta óleo.

Segundo seu criador, o cientista Duncan Brinsmead, "os pincéis pré-definidos funcionam como um guia através da enormidade de parâmetros e possibilidadse disponíveis no Paint Effects. Você pode misturar pincéis pré-definidos para criar, intuitivamente, efeitos personalizados sem se perder em centenas de parâmetros. Fomos capazes de criar 390 pincéis pré-definidos para esta primeira versão".

2D a 3D - O produto introduz novas técnicas de produção para misturar ação ao vivo de vídeo 2D com animação de personagens 3D, incluindo a interativa composição Z depth para manipulação de imagens 3D em profundidade, para uma colocação rápida e precisa de objetos 3D relacionando-se com elementos de vídeo ao vivo. 

"O Maya Fusion compõe todos os elementos gráficos, ao fornecer uma forma fácil de integrar imagens reais com cenários e personagens 3D, além de efeitos visuais high-end", afirma Ulisses Simionato, consultor da empresa. "A capacidade de composição extremamente rápida garante aos artistas profissionais as ferramentas perfeitas para finalizações em cine ou vídeo com efeitos visuais, oferecendo os mesmos recursos e qualidade de softwares oferecidos no mercado com preços muito mais altos".

Esse programa foi baseado no premiado software Digital Fusion Post para Windows NT, uma ferramenta da Eyeon Software, com trajetória comprovada em filmes de sucesso e produção de séries para televisão, incluindo Titanic, Flubber e StarTrek.

A Alias/Wavefront - empresa independente na área de software da Silicon Graphics, com sede em Toronto (Canadá), centros técnicos em Seattle e Santa Bárbara (EUA), e presente no Brasil desde dezembro de 1998 - conta, entre seus clientes na área de filme e vídeo: ABC, CBS, CNN, Digital Domain, NBC, Pacific Data Images (PDI), Pixar, Sony Pictures Imageworks, The Walt Disney Company, Warner Feature Animation etc. Na área de games e produtos interativos, seu portfolio de clientes inclui a Capcom, Iguana Entertainment, Interplay, Nintendo, Rare, Sega e Virtual Worlds Entertainment.