Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0001a049.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/16/00 18:57:15
Para usar de qualquer lugar

Mário Persona (*)
Colaborador

Seguindo a máxima popular que diz que, de graça, até injeção na testa faz bem, o site da Sun acaba de virar um imenso posto de vacinação. Nos últimos dias, milhões de pessoas têm, de bom grado, oferecido suas testas à aplicação do Star Office, um pacote que reúne processador de textos, planilha de cálculos, banco de dados e utilitários para apresentações e gráficos. Enquanto um conjunto assim costuma alcançar preços com três dígitos ou mais, o Star Office é oferecido totalmente grátis. Talvez esteja aí a razão principal de seu sucesso entre aqueles que buscavam uma alternativa para o Office da Microsoft.

O que muitos deslumbrados pelo grátis não estão enxergando é que existe uma filosofia por trás da estratégia da Sun. Este é apenas um passo intermediário antes do próximo lançamento da empresa, um site com este e outros programas de produtividade funcionando totalmente na Web. Isso não é novidade para quem se recorda da declaração feita por Scott McNealy em 1997 aos acionistas da empresa: "Nossa meta é proporcionar uma conectividade em rede que seja tão confiável quanto fácil de usar... como o som de discar de seu telefone, ela está sempre ali... fornecendo a conexão que você necessitar, a qualquer hora, de qualquer lugar, a partir de quaisquer tipos de dispositivos fáceis de usar." 

Por uma questão de coerência a essa filosofia de computação em rede utilizando a Internet, nossa empresa já está utilizando o Star Office em todas as máquinas, e eu mesmo acabei instalando o programa também no micro que utilizo em casa. Na empresa, utilizamos a versão em Inglês, mas em casa instalei a versão em português de Portugal, já que ainda não lançaram uma versão na língua falada do lado de cá do Atlântico. O único problema foi que meu micro passou a ter "disco duro", "rato" e "ficheiro" no lugar de hard drive, mouse e arquivo. Como qualquer outra injeção, a adaptação dói no começo, mas acredito que será extremamente benéfica.

Novo ambiente - A realidade é que estamos caminhando para uma Web que já se transforma em um ambiente de trabalho. Enquanto começo a me acostumar com o Star Office funcionando em meu desktop, a Sun vai preparando seu Portal na Web para ser um ambiente de trabalho virtual. Seguindo essa tendência, logo o software que você usa estará disponível na Web, seus arquivos estarão armazenados na Web, e você poderá trabalhar em qualquer lugar onde existir um micro, notebook, hand held, e-book, refrigerador, ou liquidificador conectado à Internet. Até aquela ida ao shopping para acompanhar a esposa que vai fazer compras terá um novo caráter. É só você procurar um cyber café e vai poder trabalhar normalmente. Enquanto ela gasta, você ganha.

Assim como o peixe fica curioso para saber o que o pescador ganha oferecendo aquela suculenta minhoca amarrada na ponta de uma linha, você deve estar se perguntando onde é que a Sun ganha oferecendo tudo isso de graça. Creio que a fisgada virá mais tarde, mas no momento morder a isca vale a pena. É bom aproveitar a onda do grátis até que estes e outros programas na Web passem a ser oferecidos mediante algum tipo de pagamento.

A estratégia de primeiro dar para depois receber é a que melhor funciona na Web. Mas quem quiser aplicar essa filosofia em seus negócios deve entender que a maneira correta de se fazer isso é entregar grátis apenas uma parte do produto ou serviço. É nos produtos ou serviços adicionais que a empresa ganha. A coisa funciona mais ou menos como na história daquele consultor de empresas que dava palestras grátis sobre como fazer grandes negócios. Obviamente ele não entregava ali tudo o que tinha a oferecer, mas terminava sempre com algo mais ou menos assim:

"Para encerrar, gostaria de dizer que para ser bem sucedido nos negócios você deve fazer DUAS coisas: Primeiro, nunca conte aos outros tudo o que sabe. Muito obrigado pela presença de todos."

(*) Mário Persona é diretor de comunicação da Widesoft, que desenvolve sistemas para facilitar a gestão da cadeia de suprimentos via Internet. Artigo distribuído em setembro de 1999.