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SANTOS DE ANTIGAMENTE
1930: Santos e o estacionamento regulamentado

O vertiginoso crescimento do número de carros nas cidades foi obrigando os governantes a criarem normas para regulamentar seu estacionamento em vias públicas. A dificuldade de estcionar nas ruas cheias é a principal razão atual, mas em 1930 a reclamação santista era outra: os veículos atrapalhavam o acesso aos estabelecimentos comerciais. Por isso, surgiu a ideia do estacionamento em dias alternados em um dos lados da via pública, como registrou o jornal paulistano Folha da Manhã em sua edição de 4 de janeiro de 1930, página 7 (acervo Folha, acesso em 29/3/2020 - ortografia atualizada nesta transcrição):


Imagens: reproduções parciais da página 7 da Folha da Manhã de 4/5/1829

Três de Maio

Notícias de Santos

(Da nossa sucursal)

O novo sistema para estacionamento de automóveis

SANTOS, 3 - A Prefeitura, há tempos, regulamentou o "problema" do estacionamento de automóveis e, desse novo rgulamento a parte mais importente, de que ficou resolvida, é esta: os automóveis, nos dias ímpares, fidcam estacionados de um lado da rua, e aos dias pares do lado oposto. Diz a Prefeitura que isso fez para atender às reclamações dos negociantes do centro da cidade, cujas portas, à frente das quais estacionavam automóveis, ficavam perfeitamente atravancadas, causando, assim, prejuízo e embaraços ao comércio.

Surgiu, daí, o novo sistema de estacionamento, nos dias pares e ímpares. Mas, como esse novo processo, começaram, também, a surgir novas reclamações, não se sabendo se o problema está ou continua sem solução.

Para efeito de comparação: no mundo, o primeiro parquímetro, para controlar o estacionamento de veiculos nas ruas, foi instalado em 16 de julho de 1935 na cidade norte-amnericana de Oklahoma.

Segundo antiga página (2009) da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da capital paulista, o "estacionamento rotativo pago, denominado Zona Azul, foi criado em 30/12/1974, através do Decreto 11.661, com o objetivo de promover a rotatividade das vagas existentes, racionalizando o uso do solo em áreas adensadas, disciplinando o espaço urbano e permitindo maior oferta de estacionamento.

"A Operação Zona Azul teve início em 13/01/1975, com vagas situadas na Praça da Bandeira, Praça Dom José Gaspar e adjacências do centro velho de S. Paulo. Em Julho do mesmo ano a cidade contava com 5.000 vagas."

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